Historias Rocambolescas de um Mundo Amazônico

Vídeo da contação de histórias

Apresentação

 

Concebido para ser apresentado em ambientes alternativos e abertos, As Histórias Rocambolescas de um Mundo é a primeira Contação de histórias da Destemperados Cia de Teatro. O texto é uma colagem de várias Lendas e Mitos do imaginário popular amazônico. Organizada e contada por Anderson Balhero.

A concepção cênica da contação engloba técnicas de contação de historias e bonecos planos em uma linguagem acessível e lúdica. A cena é desenvolvida pelo ator Anderson Balhero sobre um palco de um metro quadrado por cinquenta de altura, posicionado no centro de uma roda dando ideia de um “teatro de arena”. Os adereços que vão ajudar na contação, estão dispostos sobre o palco, e sendo utilizados conforme as lendas são contadas.

As musicas são executadas ao vivo pelo contador, tendo um suporte de efeitos sonoros, também feitos ao vivo, em um tablete. O espetáculo pretende despertar no publico a curiosidade no mundo magnifico das Historias Rocambolescas desse mundo incrivelmente amazônico.

Necessidades Técnicas

 

 

Transporte de equipe:

- O grupo possui transporte tanto do cenário, quanto do elenco e técnico do grupo, negociável a parte do valor do espetáculo.

- Número de integrantes que compõe o espetáculo:

01 ator

- Alimentação:

Almoço e janta para 1 pessoa

- Camarim:

*Camarim com, água, café. Para 01 pessoa com.

Espelho grande, Pia com água, Banheiro.

- Iluminação:

Não necessita*

 * (caso o espetáculo seja remanejado para espaço fechado haverá a necessidade de iluminação)

Rider (totalmente adaptável)

10 PC. 1.000w.

12 PAR 64 #05 ou #06 (nunca #01 ou #02).

01 mesa digital 24 canais.

24 canais de rack.

- Som.

Um microfone auricular e um lapela

Caixas de som, mesa, cabos, (temos todo o equipamento de som, que não esta incluso no valor do cachê)

Sinopse

 

Historias Rocambolescas de um Mundo Amazônico é o compartilhamento de quatro lendas da Amazônia,  contadas de forma fantasiosa e mágica. As lendas da Matinta Pereira,  Vitoria Regia, Curupira e Uirapuru, lendas que fazem parte do cotidiano dos moradores das regiões ribeirinhas do norte do Brasil, contadas a noite e em rodas de conversas pelos moradores das vilas próximo as rios.  Essas historias são tão  antigas, que se confundem com a realidade e o rocambolesco.

Objetivo

 

 

É nosso desejo que o público conheça e se delicie com esse mundo novo.

O universo amazônico é imenso, e é nosso objetivo aguçar essa curiosidade do publico, através das histórias e cantigas contadas e cantadas dando inicio ao desbravamento das outras lendas que existem no norte do Brasil.  

Essa contação tem como sua principal preocupação a acessibilidade, seja na linguagem, na sua concepção dramatúrgica, na forma da colagem das lendas , de como foi planejado o cenário e adereços, a disposição cênica do palco  na forma da contação. Além do mais, é preocupação do grupo que os locais sejam de fácil acesso aos cadeirantes e portadores de necessidades motoras.

A contação de histórias: Histórias Rocambolescas de um Mundo Amazônico busca mostrar a riqueza do nosso Brasil, e que não só a região norte, como todas as outras regiões têm suas peculiaridades, suas lendas, seus mitos, suas cantigas e expressões culturas únicas.

Acreditamos que o conhecimento de algumas lendas amazônicas, é um pequeno passo, para uma longa caminhada que são as Historias Rocambolescas do Brasil..

Ficha técnica:

 

 

Texto: Anderson Balhero

Histórias: Domínio Publico.

Lendas: Matinta Pereira, Curupira, Vitória Regia e Uirapuru.

Atuação: Anderson Balhero

Produção: Destemperados Cia de Teatro

Duração: 30 minutos

Fotos

1/1

Destemperados Companhia de Teatro,  Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil   

 e-mail: destemperadosteatro@gmail.com Telefone: 51-9-9163-2533